terça-feira, 3 de janeiro de 2012

2012 (Ano novo, planos novos)

 

2012, ano novo, é hora de analisar o que fizemos em 2011, e de refazer o nosso planejamento. Fazemos planos, escolhemos novos sonhos a perseguir, decidimos mudar coisas em nossas vidas que consideramos que não foram bem.

Fazemos diversos planos, planos para continuar no emprego, para mudar de emprego, para montar uma empresa, para casar, para se separar (espero que este não seja o seu plano), plano para ter um filho, para fazer um curso, para tirar um diploma, para tirar férias, para viajar, para cuidar mais da sua família… São tantos planos, tantos sonhos.

Fazemos isto, via de regra, porque o ano novo nos traz um sentimento de recomeço, um sentimento de que podemos e devemos fazer melhor as coisas do que fizemos no ano que se passou.

Ao pensar em que planos faria para 2012, me lembrei de uma conversa que tive com um amigo com quem trabalho atualmente, na ocasião de nossa confraternização, ele, de maneira simples, nos instruiu a nos lembrarmos de que deveríamos fazer planos segundo a vontade de Deus. Planos para estar mais perto de Jesus, andando de maneira mais agradável a Ele.

A partir daquele dia me voltei ao planejamento, pensando em como poderia ser mais achegado a Deus, como poderia utilizar minha vida mais a serviço de Deus e menos em serviço dos meus próprios interesses.

Medidanto ainda sobre este tema, me lembrei de alguns versículos bíblicos que nos ensina que podemos fazer planos, que é Deus que vem aquilo que de fato acontecerá:

“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.” Provérbios 16:1

A Palavra de Deus ainda nos ensina que apenas os planos de Deus é que não podem ser frustrados, mas os nossos:

“Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” Jó 42:2

Mas a Biblia também nos ensina que quando confiamos a Deus as nossas obras, Ele nos ajuda fazendo com que as coisas aconteçam:

“Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos.” Provérbios 16:3

Por isso decidi fazer meus planos confiando plenamente em Deus, almejando o agradar através da realização deles. E assim eu tenho certeza, baseado na palavra de Deus, que Ele mesmo realizará os meus sonhos.

Feliz 2012.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amém Samuel que Deus abençoe sua vida... e que o Senhor nosso Deus realize os desejos dos nossos corações segundo a sua vontade.

Camilla.

A pena foi muito severa?

     Numa seção de perguntas e repostas a uma série de pregadores, dentre eles, o saudoso e valoroso RC Sproul foi interpelado com a seguint...